Você conseguiria imaginar que daria pra fazer Geleia de Pimenta?
Sim, isso é possível e delicioso, e não é tão ardido quanto você imagina.

Hoje vamos ensinar como fazer uma deliciosa Geleia de Pimenta com a dedo de moça, receita e origem brasileiríssimas.

Primeiro vamos às curiosidades..

Ardência da Pimenta Dedo de Moça

Ela é mais picante que a jalapeño e mais suave que a malagueta.
Na escala de Scoville, (criada para medir a ardência das pimentas e derivados) a pimenta dedo de moça está no grau 3 de ardência, em uma escala de 0 à 16.000.000, onde mais próximo do zero menos ardida.

Percebeu? Ela não é tão marvada assim…

Só para você ter uma ideia, a pimenta mais forte do mundo, que bateu o recorde mundial, chamada de Trinidad Moruga Scorpion, atingiu 2.009.231 unidades na Escala de Scoville. Até o nome é assustador…

Outra curiosidade é que a ardência sentida é diferente pra cada um, pois depende da quantidade de receptores que temos na língua.

Se uma pessoa possui poucos receptores ela pode comer uma pimenta, super ardida, e não sentir quase nada, que inveja!!!!

Breve história da Pimenta

As primeiras pimentas surgiram no México Central 7.500 anos A.C. Eram utilizadas para dar cor, sabor e aroma aos alimentos, além de serem usadas para preservar os alimentos da contaminação por fungos e bactérias. Uma outra possível função da pimenta seria como uso medicinal pelos índios.

Mas a Pimenta Vermelha, que conhecemos no nosso dia a dia foi descoberta em uma viagem que Cristóvão Colombo fez para a América, na tentativa de achar uma nova pimenta para substituir a pimenta preta, muito consumida na Europa. Assim no século XVI, exploradores espanhóis e portugueses levaram as pimentas das Américas para a Ásia e para a África, depois se espalhando por todo mundo.

Hoje em dia as pimentas são muito cultivadas e fazem parte da gastronomia local da Índia, Coréia, Malásia, Tailândia, China, Guatemala, Caribe, México e claro, no Brasil, onde o estado considerado mais picante é a Bahia.

Benefícios da Pimenta

O composto químico capsaicina, dá o ardor nas pimentas e é responsável por diversos benefícios, quanto mais a pimenta for apimentada maior a quantidade de capsaicina.

Assim a capsaicina possuí propriedades antioxidantes, ajudando a melhorar o sistema imunológico, reduz o colesterol ruim (LDL) e aumenta o bom (HDL), aumenta a libido, facilita a perda de peso, estimula a digestão entre outros benefícios.

Viram? Tão deliciosa e ainda faz bem, mas calma, não vai sair por aí se entupindo de pimenta! Ela também pode causar malefícios se consumida de maneira exagerada, como azia e feridas na boca.

Gostaram? Uma especiaria tão simples com tanta história e benefícios.

Agora, vamos fazer logo essa receita! Estou muito ansiosa porque é muito fácil:

Receita de Geleia Pimenta Dedo de Moça

Ingredientes

150g de pimenta dedo de moça picadas, sem sementes
3 xícaras de chá de água
1 pacote de gelatina em pó incolor hidratada em meia xícara de água fria
700g de açúcar
Pães da Gran Viana para acompanhar

Modo de Preparo

Pegue uma panela e coloque a água e o açúcar e misture bem, depois leve ao fogo médio, sem mexer, obtendo uma calda, deixe no fogo por aproximadamente 10 minutos. Depois junte a gelatina e a pimenta na panela, misturando bem e retire do fogo.

Agora é só servir com a variedade de pães da Gran Viana e arrasar. Você terá um sabor agridoce e levemente picante, hummmm delícia

Espero que tenha gostado! Depois, dá uma olhadinha no meu blog, temos outras receitas simples e deliciosas, que você pode fazer sem preocupação na sua casa.

Visite a Gran Viana na Av. São Camilo, 1181 – Granja Viana.

Estamos te esperando!

Bjs calientes e picantes da Vivi.

Cadastro realizado com sucesso!